Informação sobre a edição do curso

Inscrever nesta edição Manifestar interesse Todas as edições Pedir contacto
  • Duração16.0 horas
  • Início15/09/2023
  • Fim16/09/2023
  • Preço800,00€
  • Destinatários

    Médico Dentista Generalista

  • Formador(es)

    • Miguel Ramos

    • Mestrado Integrado em Medicina Dentária pelo Instituo Superior de Ciências de Saúde do Norte (ISCS-Norte), 2011;

      Pós-graduado em Reabilitação Oral Biomimética Avançadapelo ISCS-N;

      Formador de diversos cursos teórico-práticos na área de Endodontia;

      Prática clínica dedicada à endodontia e reabilitação oral adesiva.


  • Observações

    A melhor forma de restaurar dentes após tratamento de canais permanece controverso até à data. O melhor plano para o sucesso é iniciar o tratamento tendo em conta como será restaurado o dente no final. Antes de iniciar o tratamento, devem ser avaliadas as condições para ser restaurado, função oclusal, saúde periodontal e a ratio coroa-raíz. Tendo em conta a particularidade do dente endodonciado o protocolo restaurador revela-se ainda mais importante sendo abordado ao longo deste curso todos os aspetos a levar em conta para o sucesso deste protocolo.

  • Objetivo Geral

    Diagnosticar e planear. Dominar as diferentes opções e técnicas de restauração de dentes endodonciados tendo em conta as suas indicações, vantagens e desvantagens.

  • Objetivos Específicos

    • Dominar as indicações e técnicas de colocação de espigões e de construção de núcleos para prótese fixa;
    • Restaurar direta e indiretamente dentes posteriores endodonciados;
    • Diferenciar, classificar e dominar as técnicas de preparação, impressão e colocação de Inlays, Onlays e Endocrowns;
    • Realizar restaurações complexas pela técnica de estratificação e a caracterização das mesmas;
    • Confecionar matrizes individualizadas anteriores;
    • Dominar indicações, contraindicações e técnicas de branqueamento dentário.

  • Conteúdos Programáticos

    • Colocação de espigões e construção de núcleos para prótese fixa;
    • Restaurações diretas e indiretas de dentes posteriores endodonciados: Inlays, Onlays e Endocrowns;
    • Restaurações complexas pela técnica de estratificação e caracterização;
    • Matrizes individualizadas anteriores;
    • Branqueamento dentário.

  • Metodologia

    Método Expositivo e Interrogativo

    Os conteúdos do curso são apresentados na componente teórica, por método expositivo e análise de casos clínicos, com colocação de questões para suscitar o debate e verificar aquisição de conhecimentos.

    Método Demonstrativo

    Prática de simulação de técnicas realizadas ao vivo pelos formadores e transmitidas por filmagem a todos os formandos em hands-on de:

    • Colocação de espigões e confeção de núcleos em resina;
    • Restaurações diretas, semi-diretas e indiretas de dentes posteriores endodonciados, Inlays, Onlays e Endocrowns;
    • Restaurações complexas pela técnica de estratificação e caracterização.

    Os formandos seguem passo-a-passo as técnicas e realizam-nas nos seus próprios modelos, sob supervisão.

  • Patrocinadores

Inscrever nesta edição Manifestar interesse Todas as edições Pedir contacto